
AS TECNOLOGIAS EM CENA - DA TEORIA À PRÁTICA: PLATAFORMAS E FERRAMENTAS DIGITAIS NA AULA DE PORTUGUÊS turma T1_Camilo
Apresentação
O entendimento do valor da capacitação digital docente no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade dos alunos e na planificação de atividades de treino e aprofundamento é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade e para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. A inclusão de ferramentas e tecnologias de IA na planificação das atividades letivas destaca-se como um elemento-chave para alcançar aprendizagens mais personalizadas, eficazes e inclusivas. Ao apoiar os docentes na conceção de atividades que respeitam as diferenças individuais e fomentam o envolvimento ativo dos alunos, a IA potencializa o desenvolvimento de competências transversais e disciplinares, garantindo uma educação mais significativa e alinhada com os desafios do século XXI. Inserir esta formação no plano de atividades do Departamento reforça o compromisso com a modernização das práticas educativas, a interdisciplinaridade e a promoção de metodologias que respondam às exigências das sociedades contemporâneas.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
- Alargar o conhecimento das potencialidades pedagógicas das ferramentas digitais, dotando professores e alunos de novos recursos e reforçando o entendimento do valor da literacia digital na promoção da competência leitora. - Planificar e construir recursos educativos digitais e aplicá-los em contextos educativos, em trabalho de projeto, promovendo aprendizagens significativas e a colaboração entre docentes e entre alunos. - Capacitar para a utilização de plataformas e ferramentas de IA generativa na planificação das atividades letivas e não letivas, de modo a obter aprendizagens mais personalizadas e eficazes e a agilizar os procedimentos de trabalho e a comunicação no Departamento. - Explorar novas metodologias e abordagens pedagógicas suportadas pela IA generativa, promovendo uma cultura de inovação na escola. - Conceber Planos de Aula com recurso à utilização de plataformas e ferramentas digitais de IA generativa que promovam a realização de atividades de natureza interdisciplinar, a leitura-escrita, o pensamento crítico e a criatividade. - Analisar criticamente práticas que educacionais e desenho de ações educativas inovadoras.
Conteúdos
1ª - sessão - Google sites (2h) Apresentação e exploração do Google Sites. Construção de uma Página Web. 2ª - Webquest (3h) Apresentação e produção de uma Web Quest. 3ª Roteiros digitais de leitura (3h) Apresentação e exploração do Google Earth Web 4ª - Roteiros digitais de leitura (3h) Exploração do Google Earth Web, tendo em vista a produção de recursos digitais promotores da competência leitora. 5ª Exposições virtuais (3h) Apresentação e exploração da Artsteps, em contexto de aula /grupo/departamento e a criação de recursos digitais. 6ª - Inteligência artificial generativa os Chatbots (ChatGPT, Gemini, Copilot) (3h) - Compreensão dos conceitos básicos da engenharia de prompt; exploração de estratégias para obter respostas relevantes dos sistemas de IA; aplicação das competências adquiridas em contexto educativo. 7ª - Plataformas e ferramentas com IAGen (Gamma, Diffit, Magic School, Schoolai, Invideo AI ) (3h) Exploração de estratégias para obter respostas relevantes dos sistemas de IA e personalizar a aprendizagem. 8ª - Plataformas (2h) Apresentação e exploração das plataformas digitais sobre literacias: MILObs, MILClicks, MILD, PICCLE, LEME e Europeana. 9ª - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina (2h). 10ª - Avaliação (1h).
Avaliação
A avaliação dos formandos será́ expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/realização e discussão nas tarefas propostas nas sessões, as tarefas realizadas como trabalho autónomo e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão crítica individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade para aplicação das competências adquiridas no âmbito da oficina de formação.
Bibliografia
GUARDELLI, Enrico (2024). Inteligência Artificial e o Futuro da Educação. MedTechBiz Publisher.MOLINA, Ezequiel et al (2024). La revolución de la IA en Educación: Lo que hay que saber. Innovaciones Digitales de Educación. Banco Mundial.MOURA, A., & Carvalho, AA (2023). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning , 6 (2).UNESCO (2024). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241UNESCO (2023). Global Education Monitoring Report - Technology in Education: a Tool on Whose Terms? . UNESCO. Resumo do Relatório em Português. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por
Formador
Maria Adelaide Jordão da Costa
Rosa da Conceição Abreu Mendes
Marília de Fátima Carvalho Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
9 | 28-02-2026 (Sábado) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |